Conferência Internacional
Travessias no Índico. Memória e Património
Organização: Manuela Palmeirim, Diretora do Conselho Científico da AILD e docente na Universidade Estatal de Zanzibar, e Maria João Castro, investigadora no CHAM
Data: 8 e 9 de novembro
Local: Universidade Estatal de Zanzibar
A Universidade Estatal de Zanzibar irá acolher, nos dias 8 e 9 de novembro, a Conferência Internacional “Travessias no Índico. Memória e Património”. Ao longo do tempo, o Índico tem vindo a cristalizar um conjunto de rotas e culturas que o tornam num espaço importante da mundividência contemporânea de que o século XXI é herdeiro. Zanzibar, enquanto ponto de encontro desta diversidade cultural marítima, apresenta-se como um lugar privilegiado para (re)pensar a memória e o património tangível e intangível, as circulações e as representações, contribuindo para abrir novas perspetivas que o reconfigurem dentro da mobilidade do mundo global.
Dedicada à partilha de investigação que permita inovar na área do conhecimento, trazendo também novas dinâmicas à comunidade académica em geral, esta Conferência Internacional e Multidisciplinar contará assim com a presença dos oradores Abdul Sheriff, do Zanzibar Indian Ocean Research Institute, João Paulo Oliveira e Costa, da Universidade Nova de Lisboa, e de Farouk Topan, da Universidade Aga Khan.
Organizada por Manuela Palmeirim, Diretora do Conselho Científico da AILD e docente na Universidade Estatal de Zanzibar, e Maria João Castro, investigadora no CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Museum of Indian Ocean e a Universidade Estatal de Zanzibar, esta iniciativa contará ainda com a importante participação de uma comissão científica internacional de especialistas de renome da área dos estudos sobre o oceano Índico.