A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes é uma associação privada sem fins lucrativos. Constituída no início de 2020, a Associação Internacional dos Lusodescendentes nasceu pela consciência de que as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo são um importante ativo para Portugal e para os seus territórios, além de verdadeiros promotores e embaixadores de Portugal no mundo.

A Associação Internacional dos Lusodescendentes, que existe pela boa vontade dos seus órgãos constituintes em unir as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo e em criar e estreitar laços com Portugal, surgiu com um objetivo bem definido:

  • Divulgar e promover a lusofonia e cultura portuguesa;
  • Unir e representar todos os lusodescendentes, os seus legítimos interesses e direitos;
  • Contribuir para o desenvolvimento de um espírito de solidariedade e apoio entre os seus membros, associados e as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
  • Realizar ações, estudos e publicações que visem promover soluções coletivas em questões de interesse geral ou de interesse setorial;
  • Estruturar serviços executivos e serviços de apoio, com capacidade de assessoria e de dinamização de assuntos de natureza de integração económica, tecnológica, formativa e informativa, qualificativa, associativa e de aconselhamento aos associados e instituições públicas.

É, pois, imbuída desse espírito que a Associação Internacional dos Lusodescendentes vem desenvolvendo um trabalho meritório de cooperação e colaboração com diversas entidades e organismos, com vista à criação de laços estratégicos, mas também com vista à promoção da lusofonia e cultura portuguesa junto das Comunidades Portuguesas espalhadas por todo o mundo.

Com uma atuação que se rege pela abertura e transparência, a Associação Internacional dos Lusodescendentes tem procurado, através da sua atividade, envolver todos aqueles que chegam até ela e que acreditam na sua missão, os portugueses de cá e de lá, aproximando-os, criando empatia, laços e redes de contacto.

Determinada em alcançar o objetivo a que se propõe a associação conta, desde a sua génese, com quatro departamentos: o Conselho Científico, o Conselho Cultural, o Conselho da Ação Social e o Conselho de Formação, cujas equipas operam no sentido de desenvolver ações e apoiar a AILD na busca do seu propósito.

Convicta da sua missão, a AILD preparou para o ano de 2021 um ambicioso, inovador e dinâmico leque de desafios, atividades, eventos e ações, onde merece especial destaque o projeto de internacionalização. Fazer do mundo a sua rede, levar a associação a outros países do mundo, replicando a sua estrutura, objetivos e missão é um dos principais desígnios da Associação Internacional dos Lusodescendentes, para 2021. Através de uma nova rede, a AILD pretende estar presente em inúmeros países dos vários continentes e, por intermédio dos Conselhos Científico, Cultural e da Ação Social de cada país, desenvolver novos projetos, ações e iniciativas capazes de criar e agregar valor às Comunidades Portuguesas. Para isso, cada filial contará com uma equipa local e projetos próprios, capazes de complementar e dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela AILD em terras lusitanas. Com uma atuação supervisionada, cada filial trabalhará no sentido de manter o mesmo espírito e dinâmica, de potenciar a cooperação e colaboração entre diversas entidades e organismos, tornando a AILD mais forte e unida, mas também capaz de alcançar um caminho mais plural.

A promoção da língua e da cultura portuguesa, a promoção de Portugal no mundo e o estreitamento de laços, são algumas das principais bandeiras que têm guiado a ação da Associação Internacional dos Lusodescendentes e que continuarão, certamente, a encabeçar a atuação desta associação portuguesa ao longo desta jornada.

Instagram
LinkedIn

Associada do Mês

Andrea Fabrízia Dias. Formada em Direito pela FDUC em Coimbra, exerceu a advocacia nas comarcas de Caldas da Rainha e Nazaré. Passou pela linda cidade da Figueira da Foz onde trabalhou no primeiro serviço de Finanças. Seguiram-se 10 anos em áreas comerciais, nos mais variados setores, que começou na UCI, multinacional parabancária orientada para o mercado imobiliário.

Rua Latino Coelho 87, 1050-134 Lisboa

Já é nosso associado? São apenas 2 minutos.

Menu