Comunicação humana, a soft skill do momento!
A Comunicação humana é relacionada ao ato de aproximação e de interação. Sua origem tem como primórdios os desenhos, os sons e os gestos, antes da linguagem propriamente dita. É diferenciada da comunicação de outras espécies por conta dos signos linguísticos que a torna singular aos humanos. Nesse sentido e de uma forma geral, o emissor, o recetor, a mensagem com o seu código linguístico, o canal por qual a comunicação é veiculada e a influência do contexto são responsáveis pela sua eficácia. Não esquecendo que o recetor é o principal elemento nesse processo, devido às suas perceções e conhecimentos prévios. Podemos afirmar que a eficácia da nossa comunicação é o reflexo que produzimos no outro, ou seja, no recetor da mensagem.
Dentre os aspetos da Comunicação humana, temos a linguagem oral e escrita (componente verbal – língua), além dos gestos, posturas, corpo, toque, voz e face (componentes não verbais). A Linguagem, a Voz e a Expressão facial estão intrinsecamente ligadas e apresentam instrumentos com validação científica para as suas análises, sendo investigadas por várias áreas do saber, como a Psicologia, a Terapia da fala/Fonoaudiologia, a Filosofia, a Linguística, a Sociologia e a Antropologia. Esses estudos, têm sido direcionados e aplicados em diferentes contextos como: na saúde, na educação, nos negócios, na segurança e no meio jurídico, como parte das competências comunicacionais, sociais e comportamentais. Neste sentido, a Comunicação é uma das mais poderosas soft skills da atualidade.
A linguagem verbal e não verbal, além de portadoras da informação são instrumentos do pensamento e ação, intervêm na personalidade e comportamento, além de apresentarem como principais funções a vinculação e integração social. A linguagem verbal oral é decorrente do ato ou mímica motora do som produzido (voz), influenciada também pelos elementos prosódicos que carregam as emoções da fala e podem inferir uma variedade de caraterísticas, como a credibilidade, tão exigida na comunicação. São as variações de frequência, intensidade, pausas e ritmo que definem a individualidade e estado do emissor. Apresentam ainda um envolvimento cerebral universal e mesmo sendo induzidas pelo meio social são transversais a todas a culturas.
Portanto, perceber o que é dito (linguagem), mas muito mais como é dito (voz) e principalmente o que não é dito (face) é determinante para o sucesso e domínio do processo comunicacional. O treino da escuta e da observação ganham uma dimensão maior, juntamente com a perceção do estado emocional do falante, na interação sujeito-meio, em diferentes contextos e sociedades. O papel das emoções como meio de sobrevivência, adaptação e interação, por meio da expressão linguística, vocal, facial e motora, mostra que influencia comportamentos e por sua vez sofre a influência de outros aspetos, sendo primordial para o desenvolvimento humano.
Pode-se concluir que é necessário o aprofundamento do conhecimento e pesquisas a fim de responder novas indagações em nível da Comunicação humana. Além disso, é fundamental na realização de qualquer trabalho dessa área, uma consulta a um profissional qualificado, com preparação técnica e científica tanto para a reabilitação ou aperfeiçoamento, como é o caso de terapeutas da fala/ fonoaudiólogos e psicólogos. Só desta forma é possível preparar de forma eficaz a Comunicação do ser humano para relações pessoais e profissionais de sucesso.
Sonia Coelho
(Terapeuta da Fala e investigadora em Comunicação humana)