A fotografia enquanto arte
Na atualidade, quando falamos em fotografia, instantaneamente a associamos a uma rápida captura de um momento ou de um objeto. Quando na verdade a fotografia é algo bem mais complexo e mágico do que isto. Estamos a fazer uma alusão ao processo técnico ou artístico de produção de imagens através da fixação da luz refletida pelos objetos numa superfície que contém um produto sensível às radiações luminosas. A componente que torna cada fotografia única e singular é a composição.
Com esta formação os/as formandos/as vão ter a oportunidade de compreender melhor a abrangência que o simples conceito de fotografia pode ter, tomando conhecimento da origem do processo e do seu valor artístico. Os avanços tecnológicos vieram facilitar bastante o processo fotográfico, no entanto, vieram também banalizar fotografia contribuindo para a desmemorização da sua história e das suas conquistas para que fosse entendido o seu prestígio artístico. Isto porque hoje em dia qualquer um tem fácil acesso a uma câmera ou a um smartphone com boa qualidade, retirando, assim, o precioso valor dos momentos. Na atualidade vivemos para as fotografias, vivemos para mostrar o momento enquanto antes, vivíamos para o momento e a possibilidade de o poder registar “para sempre” tinha muito mais valor e
significado. Esta formação irá conduzir os formandos pelas diretrizes da fotografia: a sua história, a composição, a técnica, explorando as demais vertentes. Isto porque entendo que aquilo que distingue os fotógrafos amadores dos fotógrafos profissionais não é o equipamento que utilizam mas sim, o conhecimento que possuem.