A fotografia enquanto arte

Na atualidade, quando falamos em fotografia, instantaneamente a associamos a uma rápida captura de um momento ou de um objeto. Quando na verdade a fotografia é algo bem mais complexo e mágico do que isto. Estamos a fazer uma alusão ao processo técnico ou artístico de produção de imagens através da fixação da luz refletida pelos objetos numa superfície que contém um produto sensível às radiações luminosas. A componente que torna cada fotografia única e singular é a composição.

Com esta formação os/as formandos/as vão ter a oportunidade de compreender melhor a abrangência que o simples conceito de fotografia pode ter, tomando conhecimento da origem do processo e do seu valor artístico. Os avanços tecnológicos vieram facilitar bastante o processo fotográfico, no entanto, vieram também banalizar fotografia contribuindo para a desmemorização da sua história e das suas conquistas para que fosse entendido o seu prestígio artístico. Isto porque hoje em dia qualquer um tem fácil acesso a uma câmera ou a um smartphone com boa qualidade, retirando, assim, o precioso valor dos momentos. Na atualidade vivemos para as fotografias, vivemos para mostrar o momento enquanto antes, vivíamos para o momento e a possibilidade de o poder registar “para sempre” tinha muito mais valor e
significado. Esta formação irá conduzir os formandos pelas diretrizes da fotografia: a sua história, a composição, a técnica, explorando as demais vertentes. Isto porque entendo que aquilo que distingue os fotógrafos amadores dos fotógrafos profissionais não é o equipamento que utilizam mas sim, o conhecimento que possuem.

Esta formação é composta por três níveis com uma carga horária de 25 horas cada e engloba o seguinte programa:

Nível I

1º dia:
1. Apresentação dos alunos,conteúdos e do plano de aulas
2. Teste diagnóstico
3. História da fotografia
4. Desafios: aquisição de conhecimentos
5. Avaliação em formato de teste escrito

2º, 3º dias:
6. História da fotografia

4º Dia:
7. A luz

5º Dia:
8. Técnicas fotográficas

6º Dia:
9. Apresentação dos trabalhos

7º Dia:
10. Composição fotográfica e apresentação de referências

8º Dia:
11. Equipamento fotográfico

9º Dia:
12. Avaliação em formato de teste escrito

10º, 11º, 12º Dias:
13. Avaliação dos trabalhos entregues

 

Nível II

1º dia:
1. Apresentação dos conteúdos e do plano de aulas
2. Fotojornalismo
3. Desafios: Exploração de um tema livre e apresentação da reportagem fotográfica

2º dia:
4. Fotojornalismo e referências

3º, 4º dias:
5. Apresentação e discussão dos trabalhos

5º Dia:
6. Fotografia arquitetura
7. Exploração fotográfica de um edifício (escolha livre) e apresentação do trabalho.

6º Dia:
8. Fotografia arquitetura

7º, 8º Dias:
9. Apresentação e discussão dos trabalhos

9º Dia:
10. Fotografia de retrato
11. Exploração livre do retrato e apresentação de 10 imagens finais e das amostras com explicação do processo.

10º Dia:
12. Fotografia de retrato

11º, 12º Dias:
13. Apresentação e discussão do trabalho final

Nível III

1º dia:
1. Apresentação dos conteúdos e do plano de aulas
2. Fotografia artística
3. Desafios: entrega de trabalho final de temática livre dentro do género proposto

2º, 3º dias:
4. Fotografia artística

4º dia:
5. O autorretrato
6. Entrega de trabalho de pesquisa e reprodução do trabalho de referências

5º, 6º, 7º Dias:
7. Discussão e avaliação em grupo do desafio

8º, 9º Dias:
8. Apresentação do trabalho final do curso de cariz artístico

10º, 11º, 12º Dias:
9. Discussão e avaliação do trabalho final do curso de cariz artístico

Competências a desenvolver

Pretende-se que no final da formação os formandos tenham adquirido competências no domínio teórico, prático e nas boas práticas de dinamização de projetos na área da fotografia.

Assim, os formados deverão ser capazes de:
– Reconhecer a origem etimológica da palavra “fotografia”
– Identificar nomes de destaque na História da fotografia
– Entender o conceito de fotografia
– Reconhecer a importância da composição na fotografia
– Dominar os conceitos técnicos usados em fotografia
– Identificar os vários tipos de fotografia
– Saber fazer a pós produção de uma imagem
– Planear e dinamizar um projeto final artístico

Objetivos

No final da ação de formação “A fotografia enquanto arte”, os formandos deverão ser capazes de compreender o conceito de fotografia e possuir conhecimentos como a origem do processo e o seu valor artístico. Pretende-se ainda que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da ação de formação e saber como planear e construir um projeto fotográfico artístico.

Pré-requisitos

Para a realização da presente Ação de Formação, os formandos deverão ter idade igual ou superior a dezasseis anos, possuindo como habilitações literárias mínimas o 9º ano de escolaridade, câmara digital e ou telemóvel com câmera incorporada. A inscrição nesta formação solicita a sensibilidade para a expressão visual e conhecimentos básicos de informática.

Formadora

Joana Silva
Fotógrafa Profissional formada no Instituto Português de Fotografia. Possui ainda formação na área de Marketing Digital e Redes Sociais pela ETIC e o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). A sua carreira profissional tem passado pela reportagem fotográfica de vários eventos e de entrevistados da revista Descendências, assim como o desenvolvimento de diversos projetos empreendedores na área da sustentabilidade e do ensino da fotografia.

Inscrições: Abertas
Valor Módulo I: 180€
Valor Módulo II: 180€
Valor Módulo III: 200€

Valor Módulos I,II,III: 480€

Faça a sua pré-inscrição

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
Fill out this field
Fill out this field
Autorização RGPD *
Declaro que autorizo a AILD a utilizar os dados constantes desta ficha para efeitos de marketing direto ou outra forma de divulgação das suas atividades bem como a identificação da empresa a terceiros, com os quais a AILD tenha celebrado ou venha a celebrar, quaisquer acordos ou protocolos destinados a conceder condições especiais aos seus associados, a fim de que possam servir-se dos dados, designadamente, para a realização de ações de publicitação dos respetivos produtos ou serviços
Select an option
Apenas para provar que é humano, resolva a equação: 28 - 11 = ?
Enter the equation result to proceed
Menu