Literanto – Literatura infantojuvenil lusófona em França

Autora: Sara Novais Nogueira Diretora Conselho Cultural AILD/França

Evento presencial

Convidadas: Claúdia Nina | Rosabela Afonso

Locais: Universidade Sorbonne – Paris 4 | Fundação Calouste Gulbenkian – Paris
Data:
12 de outubro 2022
Horas:
11H00 – 17H00

Sinopse

A importância da educação da língua portuguesa desde a primeira infância e a riqueza literária que esta contém devido à sua multiplicidade cultural e civilizacional fez-me querer divulgar e promover a literatura lusófona em França e, acima de tudo, a do público infantojuvenil.
Sara Novais Nogueira, autora e responsável pelo projeto é licenciada em educação e mestre em línguas, literaturas e civilizações estrangeiras – especialidade de português (área de investigação) e, para ela, aliar educação e literatura é fundamental.
Assim sendo, este projeto surgiu devido à necessidade de dar a conhecer mais o campo da literatura infantojuvenil lusófono, em França, (aos pais/educadores/professores/tios/família/amigos…) para que as crianças lusodescendentes tenham um maior contacto com a língua, a literatura e a civilização lusófona.
O objetivo principal é convidar escritores lusófonos para falarem sobre os seus livros (em Paris) e divulgarem o seu trabalho e, também, criar atividades ligadas à leitura, à literatura e ao teatro para estimular a curiosidade do conhecimento da língua portuguesa.
E para que assim seja, é fundamental que pais, comunidade educativa e comunidade local estejam numa simbiose uníssona e que, como numa orquestra, todos juntos toquem a mesma melodia para que esta saia perfeita porque a criança é um diamante em bruto a ser lapidado desde a mais tenra idade.
Desejo profundamente que a comunidade lusófona que vive em França continue a proporcionar aos seus jovens a continuidade com a língua, a cultura e a civilização lusófona. Isso deve ser um legado a manter. Reforçar os laços com a nossa língua mãe é manter viva a nossa língua.
Segundo Vygotsky “o ambiente social do indivíduo que utiliza a segunda língua como forma de comunicação influencia o processo de aquisição desta”. Ao longo da sua vida, quer no ambiente familiar, quer na escola e no meio social, a criança desenvolver-se-á e adquirirá competências várias. A pluralidade cultural vigente e evidente nesta realidade globalizante que vivemos é cada vez mais fundamental para prepararmos as crianças para atuarem como seres sociais no mundo. E ensinar a língua portuguesa é, na minha opinião, prepará-las para enfrentarem o mundo.

DOSSIER DO PROJETO

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