Ação

Empenho dinâmica e inovação

Cultura

Bandeira da nossa ação

Investigação

Dados e factos que nos apoiam

Formação

Desenvolvimento global

Plano de Atividades 2021

A AILD iniciou o ano de 2021 com um ambicioso Plano de Atividades, focado, sobretudo, na promoção da língua e da cultura portuguesa, privilegiando um conjunto de ações que permitam o envolvimento de várias pessoas em diferentes áreas de interesse, com destaque aos lusodescendentes e Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Neste plano, também incluímos ações e projetos que transitaram do ano anterior, por causa da pandemia Covid-19 que nos obrigou a cancelar e adiar várias ações, reajustando o plano inicial. No Plano de Atividades para 2021 poderão observar uma diversidade de projetos e iniciativas, desde colóquios temáticos; exposições de “obras de capa”; criação da Biblioteca dos Autores das Comunidades Portuguesas; certame do Dia do Livro e dos Autores, cursos de formação modulares; ações dirigidas às empresas, entre outros, mantendo o mesmo espírito de dinâmica e de potenciar a cooperação e colaboração entre diversas entidades e organismos, tornando-nos assim mais fortes e unidos, capazes de alcançar um caminho mais plural que nos levará mais longe e nos tornará ainda mais próximos.

Formação Profissional e Formação Temática

Consideramos a formação extremamente importante, na medida em que cria valor, abre novos horizontes e desafios, ambiciona rigor e qualidade e aumenta competências. Nesta perspetiva, a “Formação” é uma ação que transita do Plano de Atividades do ano anterior para o ano de 2021, com uma nova maturidade e sustentabilidade para avançar com ações e projetos arrojados, capazes de acrescentar valor. Além de um conjunto de ações de formação temática diversa, incluindo ações diretas para as Comunidades Portuguesas, para os dirigentes associativos e empresários, de forma descentralizada nos países de acolhimento, destacam-se os projetos  de Formação Profissional Modular, aprovados pelo POISE, para desenvolver ao longo dos próximos dois anos em várias áreas de relevância, para a qualificação e reforço de competência dos nossos associados.

PromovInvest

Inicialmente prevista para o ano de 2020, esta é uma ação que pretende promover a territorialização do investimento em Portugal, numa ação conjunta com vários empresários e concidadãos lusodescendentes, a residir em diversos países do mundo, e em articulação com as autoridades locais, nomeadamente, da esfera do poder local, com especial ênfase, para os municípios e territórios do interior e de baixa densidade, dando assim um contributo ao investimento local e ao estreitamento de laços de proximidade dos investidores das nossas Comunidades Portuguesas com o seu país.
Trata-se de uma iniciativa ambiciosa e de um enorme desafio, que queremos agarrar com a enorme vontade de alcançar objetivos muito bem definidos, em prol dos interesses coletivos, quer dos lusodescendentes, quer da criação de novas dinâmicas económicas nos municípios onde iremos desenvolver estas atividades.

Gala dos Jovens Lusodescendentes

Um projeto que esteve em fase de estudo em 2020, mas que se pretende concretizar em 2021, a Gala dos Jovens Lusodescendentes pretende aproveitar a presença dos jovens lusodescendentes de férias, em Portugal, e convidá-los a uma participação mais ativa.
Através desta iniciativa pretendemos despertar nos jovens lusodescendentes talentos e capacidades, para que possam dar o seu contributo às Comunidades Portuguesas e a Portugal, apresentando ideias e soluções passíveis de serem potenciadas e apoiadas.

Missão Empresarial – França, Suíça e EUA

Interligadas com a ação do “PromovInvest”, as missões empresariais têm como finalidade, recorrendo à nossa base e rede de contactos lá fora e em articulação com as empresas nacionais, realizar ações concretas, por forma a criar espaços de intermediação, dinâmicas económicas e a angariação de potenciais investidores. Assim, o objetivo passa por organizar ações locais concretas, programadas e previamente trabalhadas, no sentido de estabelecer contactos diretos junto dos empresários das Comunidades Portuguesas, em articulação direta com as empresas portuguesas e/ou municípios portugueses. Esta ação é também fruto das diversas solicitações e contactos recebidos, no sentido de estabelecer pontes que entendemos poderem ser um importante contributo para esta área, sem dúvida vital para Portugal.

Menu